top of page
hotmart i (4).png

✧ 22/02/2024 ✧ A Insatisfação como um caminho ✧ Danilo Willian



Estar insatisfeito é diferente de ser ingrato. Podemos notar essa diferença até na conjugação, estar insatisfeito é uma condição e ser ingrato é uma escolha.


A ingratidão não traz benefício nenhum, ela acinzenta a alma e faz com que a gente olhe o mundo de maneira enviesada, passamos a ver através das lentes onde as cores não são visíveis e, até por isso, o nosso julgamento se torna raso, nos tornamos cheios de suposições e de "deverias ser" que não conseguimos nutrir nenhum outro sentimento. A ingratidão nos cega e nos paralisa.


A insatisfação por outro lado nos impulsiona. Estar insatisfeito nos coloca na posição de buscar algo a mais. Eu demorei para entender isso.

Mas foram as pessoas insatisfeitas que mobilizaram esforços para construir um mundo melhor. Desde a descoberta da escrita até a criação das tecnologias mais avançadas, tudo surgiu de um sentimento inquietante que pulsa dentro do ser humano, uma vontade de progredir, explorar e crescer. Um sentimento, uma intuição de que as coisas poderiam ser melhores, poderiam ser diferentes.

Devemos muito a essas almas inquietas, insatisfeitas, que através dos tempos contribuíram para que estivéssemos aqui e agora nas condições que estamos.

 

Aqui abro um parênteses, porque acredito que a insatisfação quando não acolhida com amor pela consciência pode vir a adoecer e se tornar uma fonte de infelicidade. A inconsciência faz com que a gente confunda insatisfação com desejo não realizado e faz com que busquemos satisfazer qualquer capricho a qualquer custo.

Não falo disso, mas sim dessa insatisfação que nasce dentro da gente, como um sonho sem forma, como uma borboleta no casulo, como uma semente na terra, que mesmo sem saber o que pode vir a ser, pulsa e vibra com as possibilidades, dando tudo de si para realizá-las.

Penso que a lagarta sonha com a liberdade, com a leveza, e quando não está sonhando, se sente insatisfeita, sente saudade desse sentimento e por isso busca materializá-lo aqui e agora para vivê-lo em toda a sua plenitude.


Por isso gostaria de te convidar a refletir sobre as insatisfações da sua vida. Há alguma insatisfação com a sua carreira, com as suas finanças, com a sua saúde, com seus relacionamentos, com o mundo? Há alguma inquietação em relação ao seu servir no mundo?


Talvez a vida esteja mostrando um caminho nesse lugar que parece incômodo.

Talvez a sua insatisfação seja um sinal de que você sente saudade de algo melhor.


Enfim, o que eu quero dizer é que você pode ficar sonhando ou pode se mover...


E aí vai ficar no casulo?


Bom dia!



MÚSICA ⋆ Learning To Fly ⋆ Ouvir no Spotify

1 comentário

1 Comment


Como é bom te ler Danilo

Que texto maravilhoso, gratidao profunda

Like
bottom of page