top of page
(Post para Instagram) (13)_edited.png

A Coragem de Sentir

Atualizado: 27 de mai.


‘A transformação começa dentro’, dizem.


É verdade. Sinto que existe mesmo um caminho íntimo que ninguém pode atravessar por nós. Um terreno silencioso onde tocamos nossos medos, dores e aprendemos a lidar com aquilo que ainda nem sabemos dar nome.


Mas há momentos em que a jornada nos conduz ao encontro, e então, camadas ainda mais profundas da cura conseguem emergir quando não nos isolamos e nos abrimos para o relacionar.


Dias atrás, comecei um trabalho em grupo. Nada de muito diferente no externo. Lindas mulheres chegando, compartilhando histórias, atravessando processos.


Mas naquela mesma noite, tive esse sonho: eu estava no fundo de um templo enorme cheio de pessoas – lembro de me sentir uma 'aluna do fundão' sabe?

Então, fui chamada para ajudar um querido professor num trabalho espiritual intenso. Fizemos. Oramos. A luz do Sol atravessou delicadamente o salão e tocou um pedaço de pão, trazendo um calor no coração e aquele era o anúncio: tudo havia dado certo.



Ao final daquela experiência, percebi que estava sem blusa.

E eu estava agora na frente do salão — ao mesmo tempo atrás de uma pilastra. Eu estava na frente, mas ninguém parecia realmente me ver. Eu não sentia vergonha, mas percebia que alguma parte de mim permanecia escondida.

Na sequência daquela mesma noite sonhei que plantava flores com minha mãe e no final, novamente meu peito estava exposto. Então uma figura feminina se aproximou de mim e perguntou: “É a segunda vez que isso acontece. O que isso significa?” E no sonho mesmo eu respondi quase sorrindo: “É sobre viver de coração aberto.”



Quando acordei, aquela frase permaneceu comigo.

Porque viver de coração aberto é bonito quando falamos sobre, mas na prática, existe uma baita vulnerabilidade nisso. Uma baita exposição.


Pela manhã fui caminhar na praia e num dado momento, um vento frio tocou minhas costas. Foi simples, quase imperceptível, mas meu corpo quis parar. Quis se virar e receber aquele vento. Foi quando percebi: eu quaaaase ignorei aquele instante não porque pensei racionalmente: “isso é estranho.” ou “o que vão pensar de mim?”


Não houve p e n s a m e n t o a l g u m.

Aconteceu a n t e s.


E talvez graças aos sonhos e pelo trabalho lindo daquele grupo de mulheres, pude pegar no flagra esse automatismo enraizado, esta parte antiga minha tão bem treinada a não me escutar. Então o que eu fiz, eu parei com intenção.

Me virei, fechei os olhos.

Abri os braços, as mãos,

e recebi meu amado amigo vento.


Definitivamente, não foi só meu corpo que recebeu.

Eu me senti a própria alma respirando melhor. Foi como se ela dissesse:

“Agora você me escuta...”


Impossível explicar mas eu sei: uma grande transformação desencadeou ali. Eu sei, não foi um 'grande acontecimento' mas talvez seja justamente sobre isso: pequenas mínimas escolhas na vida simples que repetimos. Acolher um impulso suave, uma vontade sem razão de ser gentil, de parar por alguns segundos pra sentir a vida.


Pequenos chamados que quase sempre atravessamos rápido demais

porque não notamos quem está chamando...


Honrar esses convites vai reorganizando algo dentro. E a vida começa a se abrir de maneiras muito difíceis de explicar...


Praticar espiritualidade pode ser aqui.

No simples da vida comum.

Não nos grandes portais que se abrem pra mim.

Mas na maneira como eu escolho receber o amigo vento

quando ele toca a minha pele.



 
 
 

7 comentários


Oria
há 2 dias

Thank you


… And what is always so beautiful is that the gifts that arrive (not the ones the ego expects often) are always those which are necessary and happy, would you not agree?


Sweet hug across worlds

Curtir

Samanta
26 de mai.

Que lindo Andreia!!! Obrigada pela sua partilha, obrigada por mostrar que ainda existe pessoas sensíveis a aos detalhes ao redor principalmente do vento, eu particularmente quantas vezes já me peguei sentindo o abraço do vento e como isso é lindo.Obrigada por se permitir ser essa luz para nós ✨🌹

Curtir

Isabel
25 de mai.

Lindo, sonho muito ultimamente estando de peito de fora. Entendi finalmente a mensagem. Gratidao ❤️

Curtir

Paula
25 de mai.

Lindooo 🥰🙏

Obrigada por compartilhar

Curtir

Danielle
25 de mai.

Você me inspira! Sempre <3


Curtir
bottom of page