top of page
hotmart i (4).png
  • Foto do escritorHigen

✧ O Sonho de HOJE ✧

FIQUE À VONTADE PARA CONTAR SEU SONHO DE HOJE AQUI NOS COMENTÁRIOS!




O Sena em Argenteuil, quadro de Claude Monet, óleo sobre tela.


Higen, 13/10/2022. Dicas sobre pintura involuntária (ou sobre como a gente leva bronca no astral).



  • Estou em uma casa meio escura, olhando para uma geladeira que estava tombada de lado no chão. Ela estava com algumas coisas vermelhas dentro dela, e eu sabia que era beterraba. Dentro dela eu sabia que tinha um ator da Globo (???) que tinha se acidentado. Alguém abriu a geladeira e eu vi o tal do ator, mas era um ser pequeno, do tamanho de uma beterraba mesmo. Na minha cabeça eu sabia o nome do ator, era Marcelo Faria, Reginaldo Faria, sei lá, mas quando vi o “beterraba” e olhei bem pro rosto dele, pensei que era outro ator. Saio desta cena e olho para um quadro grande, na horizontal, que eu estava pintando. Ele era dividido diagonalmente no meio e mostrava 2 cenas, 1 era em um hotel em art déco e a outra eu não consegui ver, pois ainda estava só desenhada a lápis. A parte do hotel já estava pintada, com pinceladas grosseiras imitando técnica impressionista (minha favorita).

Olho para o quadro e falo por telefone com o meu namorado, e falo em códigos, sobre o quadro que estava estragado por causa do acidente com a geladeira. Não sei o motivo de eu falar em código sobre ele, parece que ele era para algum concurso e eu não queria que ninguém soubesse que eu estava pintando.

Ai aparece um homem que eu sabia ser um dos julgadores do tal concurso. Ele se agacha sobre o quadro e me pergunta: QUAL ERA O GRAU DE DIFICULDADE DA OBRA?

Eu me sinto ofendida com essa pergunta, e respondo: PARA MIM, NENHUM.

Na mesma hora percebo que ficou arrogante, e conserto:- ACREDITO QUE PARA O SENHOR TAMBÉM DEVA SER SIMPLES, NÉ?

Ele me ignora, pega o meu pincel chanfrado da Winsor & Newton e começa a refazer as pinceladas. E ele faz pinceladas tão lindas! São pequenas, mas ao invés de serem separadas e grosseiras como as minhas, eram uniformes, uniam as cores, e ficava lindo e bem profissional. Observo com atenção cada movimento dele, e sei que minha mãe e irmã estão ao meu lado. Porém, um lado dentro de mim está com ciúmes e bravo por ter algo meu refeito, e refeito com tanta maestria. Ele acrescenta detalhes no teto em perspectiva, e eu fico pensando: COMO EU NÃO PENSEI NISSO ANTES?


Pincel chanfrado da Winsor & Newton.


Às vezes me parece que ele vai mudar a cena que eu tinha pintado, mas então percebo que não. Acho que ele vai acrescentar uma escada em uma parte que seria a saída de um elevador, mas ele não faz isso.

Em um momento ele pára e observa a obra, e eu falo: OLHA, ISSO É UM HOTEL DOS ANOS 20 EM ART DÉCO, NÃO ALTERA MUITO NÃO!

Ele me ignora, eu sinto muita insegurança com as alterações precisas dele.

O quadro (a minha pintura) era todo em tons amarelos, e ele acrescenta muitos tons lilases.


Comparativo de Art Déco com Art Nouveau. Nunca fui fã de art déco, acho a nouveau mais bonita. Também jamais pensei em pintar uma cena em um saguão de hotel, prefiro paisagens marítimas ou naturezas.



Minha compreensão: Ontem fui deitar muito tarde e muito cansada, mas minha intenção era a de fazer a captação do mentor da minha irmã. Tenho a forte suspeita de que, além de uma mentora, minha irmã tem um mentor que é um ser Elemental que se parece com uma beterraba, e ai a primeira parte do sonho confirma minha teoria.

Sobre a segunda parte, faz tanto tempo que eu não pinto em tela! Tenho me dedicado mais à pintura digital. Jamais pintaria uma cena em saguão de hotel também, nem escolheria a art déco para ser o estilo, mas sim, pintaria em estilo impressionista, e com certeza ficaria grosseiro como a minha pintura do sonho.

A correção do especialista, sou obrigada a reconhecer que minha insegurança impede muito que eu aceite conselhos. Me sinto pessoalmente atacada, e acabo não aproveitando o momento de aprendizado.


Entendi tudo como um conselho, uma lição que preciso aceitar e deixar meu pequeno e mimado ego de lado.


4 comentários
bottom of page